Social Icons

twitterfacebookemail

19 fevereiro 2014

MPE fará vistoria em escolas das ilhas

Clique para ampliar
GERLLANY AMORIM para o DIÁRIO DO PARÁ, edição de 11/02/2014.

A partir da próxima sexta-feira(14), liderada pelo promotor de Justiça da Defesa do Cidadão do Ministério Público do Estado, Dr. Ernestino Roosevelt, uma equipe vai realizar uma ação que terá como alvo todas as escolas instaladas na região insular de Belém. De acordo com o promotor, a iniciativa da ação lhe ocorreu há mais ou menos duas semana, durante uma visita à ilha do maracujá, onde esteve presente para participar da inauguração de um sistema de água na localidade.

"Nosso objetivo é fazer um mapeamento do sistema educacional dessas áreas, que merecem uma atenção especial a se dar conta das dificuldades geográficas enfrentadas. Vamos fazer uma espécie de 'raio-x' em todas as escolas, a fim de verificar as condições de estrutura física, transporte, merenda, dentre outras necessidades na área da educação. Verificar se há assistência dessas necessidades e em que condições elas são prestadas à esses alunos", explicou o promotor. Ainda de acordo comRoosevelt, a deficiência para o sistema de água potável nas ilhas, também é um problema enfrentado pela comunidade,  que também será alvo de próximas ações do MPE.

Previamente, um dos pontos que deve ser observado pelo promotor e equipe, é a questão da existência ou não de uma escola que atenda estudantes do 5º ao 9º ano. "Até o meu conhecimento não há nessas localidades, escola que atenda esses pré-adolescentes. O que faz com que esses tenham que se deslocar até a cidade para obter esse nível de educação. As dificuldades de deslocamento e consequentemente o cansaço, acaba desestimulando esses alunos a seguirem na conclusão dos estudos o que acaba por aumentar o percentual de evasão escolar", explicou. O promotor garantiu que vai analisar essa questão para então propor aos órgãos responsáveis, a viabilidade da resolução desse problema, que seria a construção de pelo menos uma escola que atenda a essa necessidade. 

Roosevelt explicou que a pretensão do MPE é finalizar as inspeções ainda até o final de fevereiro, a depender do número de escolas que conseguirá visitar em cada ida da equipe às ilhas. O promotor explicou ainda, que ao final das visitações, uma audiência pública será realizada com a comunidade, onde serão ouvidos pais de alunos, professores e moradores em geral. Em seguida, será marcada uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), para apresentar os problemas encontrados e cobrar a viabilização de medidas que deverão ser tomadas por parte do município. 

Além do promotor Ernestino Roosevelt, fazem parte da equipe de inspeção profissionais pedagogos, assistentes sociais e engenheiro civil, todos convidados pelo promotor. Ainda segundo Roosevelt, representantes da Semec e Seduc também foram convidados para participar das visitações.

Nenhum comentário:

Volte sempre!

 
Blogger Templates